Osteopatia Pediatrica
A Osteopatia é uma abordagem manual que tem como objetivo restituir a mobilidade às estruturas/tecidos do corpo, equilibrando-o.
As alterações de mobilidade podem ter origem, por exemplo, nas compressões a que o bebé está sujeito na sua vida intrauterina e no parto, em particular no parto instrumental.
No caso dos bebés, as técnicas utilizadas são muito suaves, sendo a pressão exercida pelo profissional mínima, por forma a respeitar a sua frágil estrutura. A grande percentagem do trabalho realizado é a nível craniano.
Todos os bebés/crianças, mesmo os que não têm sintomatologia, devem ser avaliados por prevenção uma vez que o grande objetivo da Osteopatia Pediátrica é harmonizá-los / equilibra-los.
Os bebés podem ser avaliados logo após a 1ª semana de vida. Não existindo alterações que justifiquem um tratamento mais prolongado, o bebé/criança é reavaliado em momentos chave do seu desenvolvimento. Depois da primeira sessão os pais começam a observar as mudanças.
Os bebés/crianças com as patologias/sintomas têm indicação para realizar
tratamentos de Osteopatia:
-Plagiocefalia (cabeça assimétrica)
-Torcicolo postural ou congénito
-Assimetrias da estrutura músculo-esquelética
Problemas respiratórios ou digestivos (infeções respiratórias recorrentes, cólicas, refluxo gastroesofágico, obstipação…)
-Cólicas
-Irritabilidade sem justificação aparente
-Choro prolongado
-Obstrução do conduto lacrimal
-Otites frequentes
-Alterações do sono
Alterações músculo-esqueléticas
-Assimetrias posturais e de movimento
-Complicações durante a gravidez, parto ou pós-parto
Fisioterapeuta: Ana Luísa Sarabando