Massagem no Pós Parto
Durante o período pós-parto a mulher sofre, tal como durante a gravidez, diversas alterações físicas, nomeadamente articulares, musculares e posturais; e emocionais, pelas alterações hormonais, privação de sono e stress relacionado com os cuidados ao bebé, que podem fazer com que sinta dor, especialmente na coluna, tensão muscular, cansaço e ansiedade.
Depois de conseguir o «ok» do seu médico em como a sua cicatriz está bem cicatrizada, geralmente no check-up das seis semanas, pode iniciar a massagem. Não deve iniciar muito cedo, pois pode retardar o processo de cura, não sendo isso aconselhável.
Porque deve massajar a cicatriz?
Quando o tecido cicatricial se forma, ocorre de forma erradica e em todas as direções. Por vezes, o tecido cicatricial adere às fáscias (tecido conjuntivo que envolve os músculos, vasos sanguíneos e nervos) e órgãos.
No abdómen pode causar aderências. As aderências são faixas de tecido cicatricial que ligam partes do corpo que normalmente estão desconectadas.
Nas cesarianas é muito comum ocorrerem aderências no cólon, ovário ou entre a bexiga e o útero. Pense nestas fibras como um emaranhado de fios que se colam a tudo a que entra em contacto.
O que acontece se eu não fizer a massagem da cicatriz?
Muitas mulheres nunca foram informadas ou ensinadas em como massajar a sua incisão cirúrgica. As instruções dadas, muitas vezes, estão limitadas ao aspeto exterior – evitar vermelhidão, prestar atenção para sinais de infeção, etc.
Quando não é prestada a devida atenção, estas mulheres podem desenvolver problemas futuros, nunca associando à sua cicatriz.
O problema mais comum é dor lombar e/ou pélvica.
A cicatriz da cesariana pode também levar a um aumento da frequência urinária. Por vezes este sintoma não aparece imediatamente após o parto. Pode levar vários anos até se apresentar.
Esta urgência urinária é caracterizada pela necessidade frequente de ir à casa de banho, mesmo quando acabou, por vezes, de urinar.
Então, o que está a acontecer?
O tecido cicatricial da cicatriz da cesariana está a impedir a bexiga de expandir totalmente.
Uma vez que a bexiga tenta expandir e atinge o tecido da cicatriz, envia um sinal para o cérebro a dizer que precisa de esvaziar a bexiga. Quanto mais tecido a cicatriz tem, menos a bexiga pode expandir e mais terá a sensação de ter de ir à casa de banho!