Y Yoga para Bebés (2 meses aos 4 anos)


 O yoga para bebés resulta de uma mistura entre adaptação de posturas do yoga clássico aos bebés, com a pratica de movimentos desenvolvidos para estimular a integração sensorial do bebé. É uma prática em conjunto entre pais e filhos. Estas aulas centram-se essencialmente no desenvolvimento psicomotor e emocional das crianças.

Os pais descobrem novas formas de estimular o desenvolvimento físico, social e emocional da criança construindo, desde a primeira infância, vínculos afetivos profundos e sólidos.

O yoga para bebés promove um estimulo multissensorial para bebés pois junta o toque, o movimento, o som e o contacto visual na mesma atividade tornando-a numa experiencia rica na partilha do dar e receber entre pais e bebés sendo também uma excelente forma de ajudar a equilibrar o tempo que atualmente os bebés passam nas cadeiras nos carros e nos parques.
O Babyoga surge como uma pratica que visa ser regular continua para que se consiga uma melhor interiorização dos benefícios para pais e bebés. 

Benefícios para o bebé da pratica de yoga para bebés:

- Sono de maior qualidade;
- Melhora a digestão e alivia as dores das Cólicas;
- Reduz a inquietação/irritação;
- Ajuda o desenvolvimento neuromuscular;
- Aumenta a autoconfiança e autoestima;
- Fortalece o sistema imunitário;
- Ajuda a uma vivência das emoções mais normalizada;
- Aumenta a consciência corporal;
- Contribui para o natural desenvolvimento dos movimentos desde a nascença ao andar;
- Promove uma atividade física estruturada e intencional


Benefícios para os Pais:

- Construção de um vinculo afetivo profundo;
- Aprender a acalmar o bebé;
- Ajuda a adquirir confiança mutua;
- Reduz stress e ansiedade;
- Aprender brincadeiras lúdicas e didáticas para criar momentos de dedicação especial ao bebé nas suas rotinas diárias;
- Aprender movimentos biofísicos, músicas e técnicas de concentração e meditação.


Existem 3 níveis que dependem da idade e da etapa de desenvolvimento do bebé


Nível 1: dos 2 aos 8 meses

As aulas consistem numa pratica calma recheada de ternura e de momentos de cumplicidade que desenvolvem laços afetivos entre o pai/mãe e bebé, ajudando os bebés a conhecerem melhor o seu corpo, o espaço que os rodeia e os seus pais. Os pais sentem-se mais confiantes nos seus papeis pois aprendem mais sobre a personalidade do seu bebé, adquirindo ferramentas que proporcionam uma estimulação adequada para um bom desenvolvimento.


Nível 2: dos 9 aos 24 meses

As aulas consistem numa pratica ativa e divertida recheada de brincadeiras entre pai/mãe e o bebé. Nesta fase os bebés tornam-se naturalmente mais ocupados com as suas descobertas, é deveras importante continuar a construir o vinculo afetivo entre pai/mãe e bebé, de forma a manter a referencia que os bebés necessitam para viverem intensamente as varias etapas que têm pela frente.
As posturas de Yoga são bastante ativas e cheias de movimento, estimulando as recentes ou próximas conquistas como o sentar, gatinhar e andar.


Nível 3: dos 2 aos 4 anos

Praticar yoga nesta idade pode ajudar as crianças a normalizar as suas emoções, resultado de uma vida ativa e por vezes uma mente ainda mais ativa. A prática de Yoga pode ajudar as crianças a aumentarem a auto confiança, a auto estima, a conhecerem-se interiormente bem como a sentirem-se confortáveis com o seu próprio corpo tornando consciente a importância da respiração e da visualização. Um corpo ágil e forte revela uma mente igualmente forte e ágil.




Yoga para Crianças (4 aos 12 anos)


As Crianças são constantemente afetadas pelo estilo e ritmo de vida acelerado dos seus pais e sociedade. São também afectadas por eventos ou momentos stressantes. As exigências e pressões escolares, as inúmeras atividades diárias, a diminuição de qualidade de tempo passado em família a criança na sua capacidade de "olhar para dentro".

Nas aulas de yoga para crianças dá-se asas a imaginação, ajuda ao equilíbrio e harmonia da criança trazendo-lhe mais calma, auto confiança, trabalhando a sua auto estima, a sua flexibilidade e agilidade.

São aulas recheadas de jogos e atividades lúdicas introduzindo os conceitos de Yoga num ambiente de cooperação. Atividades desenvolvidas consoante a realidade motora e sensorial, dividindo-se em três níveis:
 - Nível 1: dos 4 aos 6 anos;
 - Nível 2: dos 6 aos 8 anos;
 - Nível 3: dos 8 as 12 anos.


Benefícios para as crianças: 
- Tranquilidade;
- Desenvolve a capacidade de concentração e de memorização;
- Consciência da respiração como ponto de equilíbrio;
- Promove corpos fortes, ágeis e saudáveis;
- Desenvolve a interação social positiva com pares e com grupo;
- Adquire recursos para lidar com o stress e a ansiedade de forma mais eficaz;
- Desenvolve a auto estima, auto confiança e o auto conhecimento;
- Fortalece o sistema imunitário;
- Sono mais tranquilo.


Benefícios para os Pais:

- Momento de cumplicidade e vinculação única;
- Tranquilidade, calma e paciência;
- Ativa a criança interior;
- consciência da Respiração;
- Pratica dos 4 saberes: saber estar; saber ouvir; saber esperar; saber ser.